Placas de Sinalização Personalizadas

O que são e para que servem as placas de sinalização empresarial?

Qualquer ambiente que apresente alta circulação de pessoas pode e deve ser pensado estrategicamente a partir do posicionamento de placas de sinalização com o intuito principal de direcionar o fluxo desses usuários. Essas placas são elementos ambientais que estabelecem uma comunicação visual (verbal, não verbal ou as duas em conjunto) de forma a facilitar a realização das atividades cotidianas, assim como aquelas atividades próprias de situações de risco, de emergência que exigem raciocínio e ações rápidas.

Para que servem as placas de sinalização interna? Servem para proteger o patrimônio material da sua empresa em caso de acidentes com fogo e materiais químicos; para proteger o patrimônio intelectual da sua empresa, salvando a vida de seus funcionários e evitando a ocorrência de acidentes de trabalho; para evitar que seus clientes fiquem perdidos dentro do seu estabelecimento e desistam de comprar; para identificar salas de reunião, banheiros e áreas de estoque; para informar que na sua empresa tem wi-fi disponível, dentre outras inúmeras funcionalidades.

A lógica de utilização das placas de sinalização internas tem como origem as placas de trânsito, as quais têm a função de direcionar o fluxo de automóveis nas diversas vias de circulação e evitar acidentes. As placas de sinalização internas surgem devido à necessidade de tornar informações básicas, sobre a utilização do ambiente, disponíveis para qualquer pessoa que circule pelo espaço sinalizado.

Tipos de placas para sinalização interna

Após compreender para que servem as placas de sinalização, é interessante saber identificar os principais tipos e aqueles mais adequados para o seu negócio. Veja, a seguir!

Proibição:  Tem o objetivo de coibir ações capazes indesejadas no ambiente em questão e que em muitos casos podem resultar em graves acidentes. São placas que indicam que é proibido fumar, utilizar o telefone, falar alto (próximo a estúdios de gravação de aulas EAD), produzir chamas, são alguns exemplos.

Alerta: Visam comunicar o usuário sobre materiais e/ou situações de risco, as quais ele pode ser exposto de forma involuntária. Placas de alerta sobre presença de cachorro bravo; sobre presença de material radioativo; sobre ambientes com temperaturas extremamente baixas (como frigoríficos); ambientes monitorados por câmeras.

Orientação e Salvamento (emergência): Esse tipo de placa deve apontar ações a serem realizadas em situações de emergência. Por exemplo, como quebrar o vidro da janela de um ônibus para evacuar passageiros em perigo; como utilizar um extintor de incêndio; como proceder em caso do acionamento de alarmes de segurança.

Equipamentos: Identificam o tipo de equipamento disponível para situações de risco ou para atividades diárias que exigem atenção para evitar acidentes. Placas de exigência de uso de EPIs (equipamentos de proteção individual); de identificação de área com extintor de incêndio; de identificação da presença de máquinas pesadas.

Educativas: São utilizadas para conscientizar os usuários sobre regras de boa convivência. Placas que avisam para dar descarga no vaso após o uso; placas que solicitam que as luzes sejam desligadas quando o funcionário vai sair do ambiente; placas que solicitam a manutenção da limpeza dos ambientes.

Indicativas: Esse tipo de placa é utilizada para apontar direções e rotas de fuga. Por exemplo, placas que indicam a direção de onde se encontra a sala da diretoria; o acesso a uma escada; a direção de banheiros.

Identificação: A função principal é situar o usuário do ambiente sobre o local onde ele está adentrando. Essas placas são comumente fixadas na porta dos banheiros identificando se é feminino ou masculino; se é apropriado para deficiente; se tal ambiente se trata da sala da gerência ou do setor de marketing.

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
plugins premium WordPress